sexta-feira, setembro 01, 2006

Retrato Instantâneo

Foto:Paulo Medeiros

Atendendo ao pedido da minha Bela-Amora-Minha,
Vou postar aqui seis coisinhas sobre mim e depois escolher algumas pessoas pra fazer o mesmo.

1-Eu tenho tanto medo de altura que já deixei de conhecer cachoeiras incríveis por causa da trilha cheia de penhascos. Sinto calafrios só de imaginar um abismo. Tenho pavor de ver fotos com pessoas no topo de algum lugar muito alto. Fico desconfortável quando alguém que não tem esse medo encosta numa varanda ou janela de algum apartamento acima do 4° andar, onde nem chego perto...Por isso conheço mais as paisagens internas...

2-Um dos meus momentos mais incríveis são aqueles em que estou em casa com uma garrafa de vinho, uma musiquinha bem suave e um texto pronto pra parir...Adoro esse momento de solitude, de exílio voluntário, de ficar fuçando as idéias jogadas na página em branco até casá-las e dar a elas algum sentindo, algum lirismo... O momento de escrever um texto é, para mim, o mais pleno, mais angustiante, mais delicioso.Sento em frente ao computador sem a menor idéia do que vai sair e vejo as pétalas brotando, uma-a-uma...Fico completamente absorta e fascinada. Sou pura entrega nesse processo, como num orgasmo.

3-Tenho 300 melhores amigos de verdade. Homens, mulheres, gente bem mais jovem, bem mais velha, amigos virtuais, enfim...E me dedico imensamente. Morro de ciúmes, morro de amores, morro de cuidados, morro de saudades...Cada dia acordo mais apaixonada por cada um e fico horas pensando num texto pra presenteá-lo. E quando começo a escrevê-lo, sempre, sempre choro toda emocionada falando do amor, da importância...E quando acordo com maus pensamentos, passo numa floricultura e mando flores pra qualquer pessoa que me vem à mente porque sei que o destinatário quando recebê-las vai vibrar numa energia amorosa tão grande que eu vou me conectar a ela e transmutar a minha. Uma das tantas alternativas que a criatividade nos oferece pra nos melhorar.

4-Sou muito, muito intuitiva. Todos os meus sonhos são como premonições e recebo sinais a todo momento. Às vezes, só de olhar pra uma pessoa (mesmo desconhecida), sinto quando seu coração aperta (aprendi a ter essa conexão com um poeta profeta e nunca mais falhou).Às vezes acordo com uma tristeza que sei que não é minha e fico angustiada até descobrir de quem é...Daí, eu estar feliz e escrever textos que doem. São minhas palavras, não minhas dores. Ou vice-verso.


5-Quando leio um autor que me fascina, não sossego até ler toda ou quase toda a sua obra...Nunca me sacio. Meus livros são as coisas materiais mais valiosas que tenho. Por falta de espaço, vou me desfazendo de outras coisas para dar lugar a eles. Quando vou à praia, carrego 3 ou 4 porque nunca sei o que terei vontade de ler durante todo o dia. E leio pros outros.E sempre páro pra escrever uma observação sobre o que li, uma crônica sobre a cena que vejo, uma metáfora que me assalta.Tenho cadernetinhas em cada lugar da casa.Ainda, nunca saio de casa sem um livro. Qualquer um. Escolho o livro pelo tamanho da bolsa. Leio ou releio no ônibus, no trabalho, na fila de espera...

6-Sou intensa demais. Se vou à praia fico até anoitecer, se saio pra dançar só volto ao amanhecer; se me apaixono sou toda aquela Dança do Universo, se a coisa me dói eu sinto a alma descascada exposta ao sol de tanto que me arde, se estou num momento fértil acordo no meio da madrugada pra escrever (quando consigo dormir), minha gargalhada é aquela alta, satisfeita, que sacode todo o corpo, muda toda a expressão do rosto; se choro meu corpo se encolhe até virar botão, semente, num soluço de partir qualquer coração; se me isolo não atendo nem ao telefone, se me socializo sou capaz de juntar diversas pessoas de várias tribos num mesmo lugar. Se vou para um boteco, só volto pra casa quando fecham o bar...


Passo a bola pra:

Cássia

Juliana Pestana

Márcia Xavier

10 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso....
E o melhor eu falaria sobre todos os itens... se tivesse que escrever sobre você!
Amo-te!
E como... e pra sempre!

Anônimo disse...

vc é lindamente encantadora :)

beijos

Rayanne disse...

Poderosa.
Morena marlavilhosa.
Vc é um encanto, sabe?
Faz tempo muito que minh'alma rima com a tua, muito antes de saber.
Vc me dá força.
Alegria.
Nem sei dizer.
Ando experimentando tanta sensação boa e nova na vida e, parece, que a mágica vai voltar ao cardápio.
Tendo um toque seu.

**Todas as estrelas, anjo. Todas**

Anônimo disse...

Adorei isso...

VC é demais!! AMO!

Beijocas..Thais!

Anônimo disse...

Minha linda, pra mim vc continua indescritível!!!!! Vc ainda é só emoçao e sentimentos, daqueles que não achamos palavras para explicá-los, sabe? TE AMO.

Anônimo disse...

que lindo

Anônimo disse...

Olá, vim invadir por aqui.. rsrs
A Cassinha e a Ju sempre falaram tão bem de vc, das suas palavras que vim aqui matar a minha curiosidade e pasme!!!! Ela tudo isso mesmo!haha
muito lindo tudo por aqui.
Desculpa a invasão.
beijooo beijo

Anônimo disse...

Que fofo!! Adorei a brincadeira!!!

Anônimo disse...

Olá, bom dia!!!
Que máximo... muito criativa a brincadeira, me emocionei com o 3... muito sensivel vc!
Linda, linda d+!
Não te conheço, mas mesmo assim vc desperta em mim muita admiração, não amo ler tanto qnto vc gosta, mais confesso q qndo leio o q vc escreve sinto-me estimulada...
Um abraço carinho, e fique com DEUS.
Juliana - Brasília

Anônimo disse...

Tambem gostei da brincadeira. Valeu pelo texto, grande abraço.

Postar um comentário

A poesia acontece quando as palavras se abraçam...