sexta-feira, novembro 02, 2018

Açafrão

Açafrão pra mim sempre foi associado ao amor. Minha mãe foi criada na roça. Ela era bruta, não era dada aos afetos, aprendeu a braveza desde muito nova pra se defender. Ela dizia sobre si mesma: “tá pra nascer alguém pra me fazer medo, fui criada com tutano de boi, não foi com danoninho, não”. Eu te amo, dito assim, ela só aprendeu a dizer na velhice. Antes, toda a sua demonstração de amor vinha da comida. Cozinhar era um ato sagrado, minha mãe se demorava socando o caroço do coentro no pilão com o alho, cortando grossas rodelas de cebola e, a partir daí qualquer coisa que ela refogasse junto trazia a cura dentro.
O meu prato predileto era frango com molho de açafrão. Certa vez, eu tive uma depressão muito profunda. Fiquei tantos dias sem comer que quando senti fome realmente, eu não conseguia mais. Eu chorava de fome, mas a comida não passava na garganta. Minha mãe fazia banho de ervas, me benzia com arruda, me dava surra com espada de São Jorge pra tirar o quebranto e eu aproveitava pra chorar bem alto até acalmar o peito de cansaço e sono. Foram dias mergulhada numa tristeza muito escura e funda e minha mãe fazia vigília na cabeceira da minha cama. Às vezes eu acordava e ela estava chorando e conversando com Deus. Quando eu me agitava durante o sono, ela fazia um cafuné muito amoroso, e sem conseguir dizer a frase que fala do amor, ela prometia: “quando você melhorar, mamãe vai fazer um frango com açafrão muito, muito gostoso”. Minha mãe ainda não sabia o que era Venlafaxina.
Anos depois fui morar fora. Quando eu vinha visita-la, ela deixava aquele frango marinando 2 dias, a casa inteira perfumada por aquele tempero amarelo ouro. Eu ficava 3 dias comendo a mesma coisa, nunca enjoei. Ninguém enjoa do amor. Ela ficava me observando comer, cheia de satisfação, perguntando toda hora se “tava bom de sal”. E assim o açafrão virou também comida festiva: era o cardápio do meu aniversário ou apenas de um dia em que ela se sentisse tão preenchida pelo amor maternal.
Eu nunca encontrei frango com açafrão no cardápio de nenhum restaurante. Certo dia, eu senti um desejo tão imenso daquele sabor que desenterrei a receita da memória, fui tentando trazer os gestos de minha mãe pra manipulação dos temperos, limpei o frango talvez mais do que o necessário, levei quase um dia inteiro cozinhando a comida que ela fazia em 40 minutos e era como se ela estivesse ali me ensinando cada etapa da receita. Naquele dia, completava um ano da sua partida. Agora o açafrão tinha gosto também de saudade.
Marla de Queiroz


6 comentários:

LE CHEMIN DES GRANDS JARDINS disse...

Ton blog est très riche. J'aimerai le lire dans ta langue maternelle. Je me sers de Google Traduction, sachant bien que je perd un peu en qualité littéraire, par rapport à ton texte initial, mais cela me donne déjà une bonne idée de ton style et de la richesse de ta pensée.
En toute amitié.
Roger

pedro lopes - so verdades e abaixo na merda racista e xenofoba do putugal agora mesmo! disse...



Muitas pessoas do tudo nosso povo disse isto...
Em purugal agora..sempre, sempre muitos, muitos problemas em putogalo-landia...sempre!

Agora em putugalolandia muitas pessoas vivem no pasado com cabesa no cu....em um mundo dos Fantasias e nao em nossa realidade de Sopas dos pobres, z-e-r-o trabalhos, economia lixa etc., etc. Que vai faser?

E muitas pessoas tem vivendo no pasado tambem e por isso borar tudos comentarios que fala dos verdades!

*Muitas pessoas vivem no mundo dos Fantasias agora em portugalo landia...muitas!!*

putugal agora atolado na merda! Que vai fasser pa no "fix"?


Nome: Pedro Lopes.Problemas? Nao Problemas amigos! Visitem meu pagina web no youtube e reportar os problemas a youtube ja que google, youtube e Blogger seu na mesma empresaria.
Meu Pagina: https://www.youtube.com/channel/UCbdqhyJx-1yPliHs7_apF2g

Beijos e boa sorte amigos :) E lembrate Sempre...que vai fasser tu? E Olivenza bella cidade Espanhola por Graca de Deus!! E lembrtae do Wiryamu Mozambique covardes portoputas?? do Wiryamu Mozambique covardes?? Nimguma pessoa fallar do isso?? putugal o pior colonizador no mundo!

rolex falsi disse...

Pochi marchi di boutique hanno Breitling replica realizzato tanto in meno tempo Tag Heuer replica di Laurent Ferrier. Da quando ha lasciato Patek Philippe Patek Philippe replica a fondare il proprio marchio omonimo nel 2010, Ferrier ha ottenuto tre importanti riconoscimenti al Audemars Piguet replica Grand Prix d'Horologerie de Genève per tre volte, tra cui la vittoria del premio per il miglior orologio da uomo nel suo rolex replica anno inaugurale nel 2010. L'ultimo tentativo dell'atelier di continuare questa eredità pluripremiata è il pezzo scolastico del Calendario annuale Galet in edizione limitata “Edizione Ginevra”, un pezzo splendidamente equilibrato che si basa sul design della serie del pezzo orologi replica scolastico del Calendario annuale Galet dell'anno scorso con i colori di un autunno svizzero.

La cassa in acciaio inossidabile da 40 mm è elegantemente replica rolex semplice, caratterizzata da un'ampia lunetta lucida e piccole alette diritte. La corona di cipolla sovradimensionata repliche rolex a ore 3 si lega al tema delle classiche conversioni di orologi da tasca "pezzo di scuola" pur rimanendo un elemento imitazioni rolex bellissimo a sé stante. Sul retro, un'ampia vetrina in zaffiro offre una visione completa del movimento decorato all'interno.

Orologi replica di fascia alta, eleganti e di fascia alta, che vale la pena acquistare.www.replicheorologio.it

replicas tag heuer disse...

El precio comienza en $ 24,700 para el acero (en la esfera plateada existente o en la nueva esfera azul).replicas relojes Como una alternativa elegante e impactante a otros QP de acero de "nivel de entrada" de marcas de lujo, esto es extremadamente relativo, lo sé, como el JLC Master Ultra Thin Perpetual ($ 19,600) o el calendario perpetuo excelente Glashütte Original Senator ($ 22,300),replicas de relojes Vale la pena echarle un vistazo al LUC Perpetual Twin (y el oro rosa nunca hace daño a nadie).

666 disse...

Sutherland, D. And Warwick, P. And Anderson, J. Investing is a real alternative to a bank deposit. Unprecedented safety conditions, you invest your money without parting with it. Profit up to 50% per annum. Eligibility MK Outlet criteriaTypes Ray Ban Outlet of studiesWe will Cheap Nike Air Force 1 search for randomised controlled trials (RCTs) evaluating Nike Air Force 1 Cheap Outlet Jordan Shoes For Sale the effectiveness of a wound dressing for wound healing in patients with PTB, since RCTs are recognised as New Air Jordan Shoes the gold standard in Coach Bags Clearance evaluating the effectiveness of an intervention. We will include RCTs comparing wound Cheap Yeezy Shoes Sale dressings with no intervention, placebo dressings or other wound dressings (treated as standard wound cover). RCTs with a cross over design will be excluded, since PTB has rapid evolution (superficial PTBs usually heal within 2weeks16)..

Maria disse...

Olá, bom dia! Passando para te desejar saúde, paz, e muita alegria!

Postar um comentário

A poesia acontece quando as palavras se abraçam...