Ocasionalmente eu reflito sobre o que leva uma pessoa a ser pessimista. Penso que talvez seja uma posição confortável, por mais aflita que me pareça. Esperar o pior porque “se acontecer o melhor será lucro”, é a justificativa de muitos.
Eu escolhi o otimismo e nunca fui desamparada por ele. Mas ser otimista dá trabalho pra caramba. Todo dia você atrai gente de luz, experiências divinas e uma rasteira. Todo dia um abraço amoroso e um tombo de gente que nem se esperava. O otimista nunca espera pelo pior e, quando ele vem, ele respira fundo, retoma o fiapinho de força que sobrou daquela frustração e entrega pro Universo. Só que ele não pode ser imediatista, não pode ter pressa, tem que trabalhar arduamente a ansiedade e entregar, confiar. Ser otimista é uma canseira infinita: deslocar o pensamento magoado para esperança de uma circunstância favorável que resgate a confiança no Mundo, na Vida, na Humanidade.
Enquanto isso, o pessimista assiste, confortavelmente, esta batalha alheia: e se sente superior porque já espera conformado que tudo dê errado “porque isto é ser realista”. (Para o pessimista, o otimista não passa de um ser ingênuo fadado ao sofrimento).
Quanto a mim, vivo uma verdadeira aeróbica mental, espiritual. Crio diariamente mantras de evolução e tentava, incansavelmente, colocar ação nas minhas palavras, ser coerente com o meu posicionamento otimista até que isto virou um hábito e foi introjetado. Mas, palavra de otimista: dá trabalho pra caramba ser uma pessoa melhor quando tanta gente tenta tirar proveito disso.
A sorte é que deu sorte ser assim. Até hoje pelo menos.
Marla de Queiroz
P.S.: Certa vez li esse trecho (não lembro o autor) que repito mentalmente todas as vezes em que a minha crença no ser humano fica abalada:
“Ninguém está contra você: todos estão a favor de si mesmos.”
4 comentários:
Ser otimista dá trabalho, como tudo que dá bom ou excelente resultado dá trabalho. É por isso que apenas 5% da população americana tem uma vida que 95% gostaria de ter mas não tem coragem de ir atrás.Prefere ficar reclamando, culpando os outros do que crescer.
Ser otimista dá trabalho, mas os seus frutos compensa todo e qualquer esforço.
Amei o texto!
Bjos
Sem dúvida, sua fã!
Arrasando, pra variar. :D
É como diz Nietzsche, "ajuda a ti mesmo: então todos te ajudarão. Princípio do amor ao próximo." Pessimista, otimista, tudo e mais estão na natureza que é de todos. Foda é equalizar!
With the slowing of the watch boom in China, Baselworld had a fight on its hands to ensure replica watches that exhibitors continued to see the show as essential to their business. As always, Joe offers a clear and data-driven analysis of the future of the show and, while 2020 has become an outlier of the highest order,replica watches uk this is an insightful look at some of the pre-existing concerns and predictions that faced the show long before the virus.
Postar um comentário
A poesia acontece quando as palavras se abraçam...