terça-feira, novembro 13, 2007

Saudade revisitada

Gustav Klimt (Abraço)

Revisito saudades ao rever você e dispenso a mesa de um bar pra sentar ao teu lado na calçada de um Drummond de bronze. Eu tinha na bolsa três poemas que quase escrevemos juntos e algumas poucas e parcas histórias pra disfarçar o nervosismo.Mas o meu disfarce não durou um abraço inteiro e eu chorei depois de rirmos tanto relembrando parágrafos especiais de um tempo em que tudo era uma possibilidade.

Enquanto eu disfarçava os meus olhos marejados, as mãos ansiosas arrancavam o esmalte das unhas. E a tentativa de resgatar todos aqueles assuntos que a vida roubou de nós. E a gente só quis que aquele momento não parasse de acontecer, mesmo depois que o mar dormisse, que a chuva caísse, mesmo que nenhuma estrela se acendesse enquanto as horas se fossem. Que pudéssemos estar ali, tão nós dois de novo, sem romantismo, mas cheios de afeto.

Os seus olhos e o meu cheiro, tanto passado e a intensidade voltando com eles. Os meus olhos e o seu cheiro, vontade de nunca mais deixar que nada morresse entre nós.Em cada palavra que eu dizia só havia a tentativa de justificar meu sumiço e dizer que não foi por maldade, que foi por cuidado e o desejo de preservar a única coisa que sobreviveu intacta após tanto desencontro.Em cada palavra que você dizia só havia a vontade do redirecionamento no fluxo dos sentimentos.

(Tivesse eu ali como fotografar tanto amor mudado, tanta coisa que vinha de uma vez pra preencher os meses desse abismo entre os nossos poemas).

Não sei ao certo o que isso tudo me causou. Eu só lembro que eu quis voltar pra casa mais cedo quando te vi sendo engolido pela multidão. Eu quis voltar pra chorar tranquilamente, com privacidade e alguma mordomia sem saber exatamente se havia alguma dor: se era saudade pura ou aquela revisita ao teu olhar tão cheio de ternura, distância e melancolia.

E depois era só aquela multidão sem você.E as minhas unhas sem esmalte, os meus olhos sem disfarce.E o nosso momento que parou de acontecer pra deixar o mar dormir em paz enquanto a chuva caía daquele breu sem estrelas.Você se foi com todas as nossas horas guardadas.Levando nos teus olhos um cheiro meu.E novamente o abismo que me separava de todos os nossos poemas. E eu chorei até dormir, abraçada no que ainda pulsava vivo de nós: um eco, um estilhaço de sol,um detrito de flor, a lembrança de um solo de violoncelo e o esqueleto de nenhuma esperança...
*
*
Marla de Queiroz

13 comentários:

Unknown disse...

Nossa, como vc escreve incrivelmente bem. Adoro ler tudo que vc põe aqui. Até chorei, confesso, ao ler este último e lembrar de um velho amor que se acabou. Gosto do jeito sutil como você fala de saudade em seus poemas. A nota é 10 pra vocÊ! E não deixe de escrever e como consequencia causar em mim emoçoes tão belas. Parabéns pelo talento!Beijos!

Paula Calixto disse...

Seu texto é a porfundidade de um lamento docemente amargo!

Sempre bom te ler, flor.

Beijos.

Denynha disse...

Putzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
chorei leras te lendo...volto depois pra um comentário descente...
bjus

Vânia disse...

MARLA...VC É UM FLUXO INTENSO DE SENTIMENTOS...ADORO VC...SUAS PALAVRAS...SINTO TODAS ELAS COMO SE FOSSEM MINHAS.

TE ADORO MENINA-MAR

Anônimo disse...

Que lindo, nêga!

Nem precisa mais do cercado.... Fico manso, manso...

Lubi disse...

E eu com uma saudade de você.

(Com duas, até.)

Beijo.

Anônimo disse...

Marla, eu sempre te perco e ainda bem que sempre te acho! Sou muito, muito sua fã.
Beijoca. :)

Anônimo disse...

desculpa pela falta de atençao mas pensava em vc.do seu verdadeiro mergulhador.

Clóvis Struchel disse...

Quando a vastidão impera, e os dedos nos ditam vislumbres...
Assim, um vislumbre dito em silêncio, coisa de se ver quieto, atento, lendo as cores e as tantas pulsações.

Vou reler e admirar, queito; cá dentro.


Meu beijo, flor.

Leandro Jardim disse...

Lindo texto, preciso como o navegar e o viver! Me tocou também, com essa profundidade do mar!

beiJardins
;)

~*Rebeca*~ disse...

Marlarida,

"...parágrafos especiais de um tempo em que tudo era uma possibilidade.(...)"

Vc é fantástica!

Beijo grande, linda.

~*Rebeca*~

-

Anônimo disse...

E ela chorou até dormir. Agora trago o rio até aqui. Quando ela acordar, eu sei, vai lavar a cara no mergulho. Beijo na moça do TRANSFLORMAR-LA.

Lubi disse...

Moça, cadê você?

Postar um comentário

A poesia acontece quando as palavras se abraçam...